1. Preparação
(II) Registre tudo
Anotar sonhos é um caso especial do princípio geral da escrita: registre tudo! Se leva a sério a carreira de autor, anote suas idéias em um diário, caderneta, laptop ou netbook. Eu costumava escrever em cadernos, agora o faço em pedaços soltos de papel, os quais arquivo em um armário. O que achar melhor.
Não posso provar, mas suspeito que haja um efeito colateral também. Quanto mais escrever os e se, mais novos e se surgirão. No mínimo, sua mente estará mais preparada para prestar mais atenção a essas variações.
É como um pôster para a vida literária, aquela foto do escritor rabiscando inspirações atrás da lista de compras ou no guardanapo do restaurante. Beleza! Não tem nada de errado em listas de compra e guardanapos. Mas não se apegue demais a isso. Ainda precisará guardar suas notas de maneira legível onde poderá encontrá-las mais tarde.
A maior parte das ideias não será usada imediatamente, não se você embarcar nessa a longo prazo, não se estiver acumulando idéias para mais de uma história ao mesmo tempo. Portanto, precisará retroceder de vez em quando, dar um empurrão na memória e ver o que cabe aonde nos planos da vez. Não é uma foto a ser colocada no pôster da vida literária, mas uma simples organização agora lhe poupará uma montanha de frustração no futuro.