2. Escrevendo
(II) Corujando
A maior parte dos escritores de ficção longa provavelmente deseja por um momento certo do dia regular para começar a escrever. O que não é tão óbvio é o valor de um momento certo regular para parar. Quando você está no embalo, naturalmente quer continuar e aproveitar ao máximo. Contudo, se usar todo o gás, o que vai deixá-lo no embalo novamente no dia seguinte de manhã?
Como falei, a inspiração por trás de um romance é muito maior do que um único dia de escrita. Não vai se perder só porque deixou para depois. Pode espreitar silenciosamente no fundo de seus pensamentos enquanto se gasta o resto do dia com outras coisas.
Um escritor que conheço deliberadamente para no meio de um parágrafo, assim ele tem um ponto de partida imediato para o trabalho do dia seguinte. Li que o famoso escritor de peças teatrais, Henrik Ibsen, costumava parar no meio de frases! Extremo — mas você entendeu.
Eu tinha uma hora marcada do dia no fim de tarde para largar minhas ferramentas. Era frustrante, mas um ótimo incentivo para querer continuar no dia seguinte. Não é tão importante agora que meus hábitos de escritas são bem estabelecidos, mas foi muito importante quando me esforçava contra o bloqueio criativo.
O outro lado da moeda é que não gosto de ficar longe do trabalho por muito tempo. Posso pular um ou dois dias aqui e ali, mas, para mim, o ideal é escrever todos os dias sem fins de semana nem feriados.
Se tiro férias longas, a história e o mundo começam a se dissipar dos confins de minha mente. Após uma quinzena, é como recomeçar da estaca zero — que agonia! O pior caso de “odeio segundas-feiras”! Prefiro ficar sem feriados!