top of page

Introdução

 

 

Para quem são essas dicas?
 

Essas dicas são para escritores de fantasia e não para literatura clássica, para contadores de histórias não autores de memórias semi-autobiográficas. Algumas delas se referem especificamente à fantasia, ficção científica e horror; a maior parte delas funciona para qualquer ficção popular que precisa de emoção a cada página.

 

Servem para todos?
 

Não acredito que todas as dicas sejam universais – depende com o que se começa. Se naturalmente escrever com poucos adjetivos, não precisa de conselhos para diminuí-los. Se tiver a tendência de mostrar eventos de forma dramática, fará mais uso de conselhos sobre como contar eventos aos poucos – e vice versa. Nunca pensei sobre algumas das coisas que faço automaticamente.

 

Por que dar atenção a Richard Harland?
 

Parece que Worldshaker (sendo traduzido para o português) pode ser minha porta de entrada para a fama, mas com certeza não sou um J. K. Rowling ainda. O que tenho é um tipo de esquizofrenia — metade do meu cérebro cria e escreve, enquanto a outra metade observa. Considero muito o que funciona e o que não funciona, e testei minhas ideias em centenas de oficinas de escrita criativa.

 

Contudo, ainda planejo ser J. K. Rowling algum dia…

 

Por que está fazendo isso de graça?
 

Até agora, sou um autor razoavelmente bem sucedido com 15 livros publicados de fantasia, ficção científica e horror, alguns para adultos, alguns juvenis e outros infanto-juvenis. Reconheço que isso me faz ser mais sortudo do que a maioria, portanto, esse é meu jeito de atrair bom carma e devolver um pouco.

 

Por favor, seja justo. Este material é gratuito, mas se usá-lo em oficinas ou aulas ou qualquer outro lugar, informe as pessoas de onde veio. Precisei parar de escrever ficção por 4 meses para produzí-lo!

bottom of page