top of page

3 modos de desempacar sua história

 

 

Por: Kevin Kaiser (autor de 30-Day Survival Guide for Writers, @KevinSKaiser).

Tradução: Mayra Bueno

Artigo original em inglês: http://www.writersdigest.com/online-editor/3-ways-to-get-your-story-unstuck

 

 

 

Acontecerá eventualmente — aquele momento no qual você percebe que atolou na lama da sua história. Você não sabe para onde ir em seguida ou o que o personagem deve fazer. Se não for cuidadoso, a semente da dúvida desabrochará, se enraizará e florescerá em um bloqueio criativo. Aqui estão algumas sugestões em como evitar — e deixar sua história ainda mais consistente no processo.

 

 

1. Dê aos seus leitores o que eles querem, mas não o que esperam.

Se você se encontrar empacado em um detalhe, pergunte-se esta simples questão: “O que o leitor esperaria acontecer em seguida?”. Após considerar a resposta, faça o oposto. Vire tudo de cabeça para baixo e veja como fica. Pode até não encontrar a solução final, mas considerar o problema por um ângulo diferente muitas vezes é o que se precisa para continuar.

 

 

2. Mate alguém.

Conheci o autor de livros de aventura James Rollings em uma conferência há anos. Enquanto conversávamos sobre narrativas, ele me passou esta valiosa dica, a qual me falou que já desempacou muitos escritores, inclusive ele próprio.Então, na dúvida, mate um personagem.

 

 

3. Medite.

Sério. Medite. Não estou sugerindo sentar na posição de lótus e dizer om enquanto a trilha sonora toca monges tibetanos entoando mantras. Entretanto, você deveria encontrar um lugar quieto, sem distrações e respirar devagar e profundamente. Sonhe acordado e deixe sua mente livre. Já fiz isso durante caminhadas pela vizinhança e, pelo caminho, veio a mim a solução de um problema que tinha na minha história. Quietude é a língua nativa da criatividade, mas mesmo assim é impressionante o quanto nos vemos evitando o silêncio. Nossas mentes funcionam o tempo todo, mas é no espaço entre pensamentos que as ideias se apresentam. Elas surgem por si só em flashes e epifanias. Mas você tem que permitir esse silêncio.

 

 

bottom of page